Eleito no mês passado a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o deputado George Santos, filho de brasileiros, fez afirmações em seu currículo que não foram comprovadas, segundo uma reportagem do jornal “The New York Times” desta terça-feira, 20.
George Santos, que foi eleito neste ano pelo distrito de Long Island, no estado de Nova York, foi eleito dizendo que:
- Fez ensino superior no Baruch College;
- Trabalhou como financista no Citigroup e no Goldman Sachs;
- Tinha uma ONG de proteção aos animais que salvou mais de 2.500 cachorros ou gatos;
- É de uma família que fez uma fortuna em imóveis.
O jornal não encontrou evidências reais de nenhuma dessas afirmações. O deputado eleito foi procurado, mas ele não respondeu as perguntas que foram enviadas a ele.
De acordo com a apuração do jornal, Santos, que diz ser filho de um mineiro e uma fluminense, não trabalhou em bancos que constam na sua biografia, como o Citigroup e o Goldman Sachs. A reportagem afirma ainda que o governo norte-americano também não achou registros de que uma organização de resgate de animais que Santos alega ter.
O “The New York Times” ouviu também representantes da faculdade em que ele alega ter se formado, a Baruch College, que disseram não ter registros de ex-alunos com o nome do deputado. Ainda de acordo com o jornal, não há registros de propriedades que o filho de brasileiros alegou que sua família possui nos Estados Unidos.
Santos, segundo o “The New York Times”, não respondeu às solicitações de entrevista. Joe Murray, um advogado que representa Santos, afirmou que há inimigos do político no jornal que querem atacar a reputação dele.
Por g1
Foto: Mary Altaffer/AP/g1






