Altos Papos

Desfile do Ilê Aiyê marca início oficial das celebrações de 50 anos do bloco

O tradicional ritual de início do desfile do Ilê Aiyê aconteceu na noite deste sábado, 10, e deu a largada para o início oficial das comemorações, no carnaval de Salvador, dos 50 anos de existência do primeiro Bloco Afro do país. O cortejo do Ilê partiu da Ladeira do Curuzu e segue até o Campo Grande, no centro da cidade. Fundado em novembro de 1974, o bloco tem um legado de luta contra o racismo e valorização do povo negro.

Presente na saída do Ilê Aiyê, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, reforçou a importância dos Blocos Afro como ferramenta de empoderamento do povo negro.

“É uma marca histórica, a celebração dos 50 anos dos Blocos Afro para Bahia, especialmente, porque o que os Blocos Afro fizeram aqui, a partir da experiência dos 50 anos, foi uma nova forma de arte com caráter pedagógico, com caráter educativo, de inclusão. Então, foi uma grande união que vem cada vez mais servindo de instrumento para empoderamento do povo negro. É muito especial tudo isso, e essa celebração vem para ressaltar essa contribuição dos Blocos Afro para nossa formação cultural”, afirmou.

Foto: reprodução

Com informações do Bahia Notícias