Altos Papos

Duzentas carteiras virtuais de fibromialgia já foram emitidas em Feira

Após três meses de lançamento, o site para emissão da carteira de identificação de pessoas com fibromialgia já possui 200 pessoas cadastradas. A estratégia para emissão desenvolvida pela Prefeitura de Feira de Santana é pioneira no estado.

Os portadores da doença que ainda não possuem o documento, devem fazer a solicitação por meio do endereço eletrônico fibromialgia.feiradesantana.ba.gov.br. Os maiores de 18 anos podem solicitar a carteira de forma simples e acessível. Porém, no caso de crianças e adolescentes, a requisição deve ser feita pelos pais ou responsáveis.

Conforme a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Ediliana Ramos, a oferta do serviço na modalidade virtual traz agilidade, pois, dessa maneira, o interessado não precisa sair de casa para ter acesso ao documento.

“A solicitação da carteira pode ser feita até pelo celular, isso traz bastante comodidade para quem sofre com dores frequentes, que muitas vezes são incapacitantes. Além disso, a nossa equipe está disponível para atender, no setor de serviço social da secretaria, aqueles que não sabem anexar os arquivos ou possuem alguma outra dificuldade”, ressaltou.

No caso de pessoas menores de 18 anos, é necessário efetuar um cadastro fornecendo todos os dados do usuário e do responsável para obter a carteira. São requisitados documentos como RG e CPF e do responsável, Para todos, é exigido uma fotografia recente da pessoa com fibromialgia, um laudo médico digitalizado que contenha informações do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável, bem como um exame de tipo sanguíneo. Todos eles digitalizados para maior comodidade.

Foto: Danielly Freitas