O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começou, nesta terça-feira (5), a convocação dos mesários que atuarão nas Eleições Gerais 2022. O trabalho envolve cartórios eleitorais de todo o estado e segue até o dia 3 de agosto.
Além da publicação de edital, os chamados podem acontecer por meio do WhatsApp, e-mail ou carta.
De acordo com Silvana Caldas, chefe da 14ª Zona Eleitoral (Salvador), a ampliação das formas de convocação dos mesários tornou o processo mais dinâmico, o que, desde 2018, “tem facilitado a comunicação com os eleitores”, considera.
A servidora do TRE-BA ressalta, no entanto, que é preciso estar atento.
“É importante destacar que, quando a convocação é feita pelo WhatsApp ou e-mail, não são enviados links”, alertou Silvana.
Conforme o Guia das Eleições 2020, a Bahia contou com 108.444 mesários, distribuídos por 27.111 seções eleitorais. Em Salvador, foram 16.940 mesários, que colaboraram para a realização do pleito nas 4.235 seções da capital baiana.
Caso o eleitor tenha alguma dúvida, é indicado entrar em contato com o respectivo cartório. A lista completa dos endereços e telefones dos cartórios eleitorais do estado pode ser acessada nosite do TRE baiano.






