A partir desta quarta-feira (20), o Twitter disponibiliza uma espaço na rede social com informações sobre as eleições do Brasil, marcadas para outubro – 1º turno no dia 2 e, caso necessário, o 2º turno ocorre no dia 30.
A aba “Eleições 2022” trará conteúdo feito pelo Tribunal Superior Eleitoral, canais de mídia, jornalistas e especialistas que acompanham o tema. O objetivo é ampliar ao público conteúdos de fontes confiáveis.
Haverá também transmissões ao vivo, espaços com discussões e análises eleitorais, listas com as contas confiáveis que escrevam sobre eleições e notícias voltadas para os pleitos estaduais. Após acordo de cooperação com a Justiça Eleitoral, conteúdos do TSE terão destaque para informar a população.
Desde 1º de janeiro deste ano, a rede social soma 44 milhões de tweets sobre as eleições brasileiras, que ocorrem daqui 74 dias. É a 2ª eleição mais comentada, atrás apenas da Colômbia, que teve 65 milhões de interações em todo o mundo e já encerrada.
Outra ferramenta serão Moments, compilado de informações e postagens sobre determinado tema, agrupado pelo próprio Twitter. Segundo pesquisa com usuários, 73% apontam que os Moments melhoram a experiência na rede.
“O nosso time de curadoria está focado para que a informação checada, produzida por fontes confiáveis, chegue a mais pessoas. Ao detectar qualquer conversa que seja relevante e que esteja ganhando corpo, começamos a buscar as fontes confiáveis para entender o que elas estão falando para que informação chegue a mais pessoas”, afirma Leandro Mota, responsável pela curadoria na América Latina.
Em conjunto com a aba Eleições 2022, a rede social terá emojis específicos para a interação com o período eleitoral. Uma figurinha aparecerá ao lado das hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição.
Por G1
Foto: Reprodução






