Altos Papos

Em ano de Copa, setor cervejeiro estima fechar 2022 com 8% de alta no consumo

Com a Copa do Mundo chegando, entre o dia 20 de novembro e 18 de dezembro, o setor cervejeiro prevê um avanço no consumo até o fim do ano. De acordo com o levantamento do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), as projeções indicam para um incremento de aproximadamente 8% no consumo, ante 2021,chegando a um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros. As informações são da CNN.

Segundo o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, a Copa no verão e perto das festas de final de ano, reflete em mais otimismo para as vendas da bebida.

“A indústria da cerveja está confiante para os próximos meses, com o retorno de festivais musicais, festas tradicionais e a Copa do Mundo, que reúne duas paixões dos brasileiros: a cerveja e o futebol. Será um momento de celebrar, de encontrar a família e os amigos para assistir aos jogos, com o ineditismo de ser realizada em um mês mais quente”, disse.

Uma pesquisa de mercado da Euromonitor para a Sindicerv também estima uma alta no consumo nos lares brasileiros.

Em 2019, o consumo de cerveja era de cerca de 38% no off-trade, em pontos de venda como supermercados, hipermercados e mercearias; e em bares e restaurantes totalizava 62%. Na pandemia de Covid-19, devido às medidas restritivas, esse hábito tradicional do brasileiro retraiu.

Já no ano passado, o desempenho do consumo de cerveja fora do lar passou a registrar 58,4% do total, enquanto o consumo off-trade avançou para 41,6%. Logo, segundo o Sindicerv, a tendência é de encerrar o ano de 2022 com o consumo no lar com uma proporção maior do que o usual.

Por Redação Bahia.Ba

Foto:  Shutterstock