Altos Papos

Em carta aberta, entidades ligadas ao Carnaval pedem decisão sobre a festa

Entidades ligadas à realização do Carnaval enviaram uma carta aberta ao governador da Bahia, Rui Costa (PT) e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), onde pedem uma definição sobre a realização da folia em 2022. No texto, assinado por 14 grupos, entre associações, sindicatos e federações, os profissionais do entretenimento ligados à festa de rua pedem que seja tomada uma decisão conjunta entre governo e prefeitura sobre a manutenção ou não do evento. 

“Por questões sanitárias, o setor de entretenimento ficou parado por mais de 18 meses, o que resultou em profundas e em alguns casos irreparáveis sequelas. Segmentos ligados ao Carnaval de Salvador, que movimenta bilhões na economia do Estado, foram duramente impactados”, diz o texto ao pedir que governador e prefeito trabalhem  para tomar a decisão o mais rápido possível. “Estamos no final do segundo semestre e no Brasil, diversas cidades já confirmaram o interesse na realização do Carnaval. Em Salvador, berço cultural da festa, os segmentos envolvidos com o evento precisam se organizar e planejar os trabalhos”, defendem. 

A carta diz ainda que, apesar do pouco tempo, seria possível realizar a folia caso ela seja confirmada em breve. “Acreditamos na competência dos diversos atores envolvidos, na festa que é o grande ativo do Estado na atração de turismo, emprego e renda”, finaliza o texto. Além de ser enviada aos gestores, o texto foi publicado nas redes sociais de várias das entidades que assinaram o documento.