O vice-líder do governo Lula na Câmara Federal, Zé Neto (PT), cumpre missão oficial na China, desde a última segunda-feira, 1º, integrando uma agenda institucional estratégica voltada à inovação, mobilidade sustentável, desenvolvimento tecnológico e fortalecimento das relações entre Brasil e o país asiático.
Representando a Câmara e atuando pelas Frentes Parlamentares de Empreendedorismo e de Comércio e Serviços, Zé Neto participa de compromissos organizados por instituições chinesas de referência global. A programação contempla uma série de encontros técnicos que buscam ampliar o intercâmbio de conhecimento e aproximar o Brasil de soluções modernas adotadas internacionalmente.
Entre os destaques da missão está o Foro de Mesa Redonda “Mobilidade Urbana do Futuro”, realizado no Centro Nacional de Inovação em Veículos Inteligentes e Conectados, que reuniu especialistas e autoridades para debater avanços chineses em veículos de nova energia, direção autônoma e modelos regulatórios aplicados à mobilidade urbana sustentável, com a presença de representantes da DIDI Internacional Business Group, no Centro de Exposições Sustentáveis Global e Inovação de Transporte. O fórum também promoveu um diálogo direto entre governo, empresas e academia sobre boas práticas e caminhos de cooperação com países latino-americanos.
A missão incluiu, ainda, discussões sobre temas centrais para o futuro das relações de trabalho, com destaque para as Diretrizes para a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores em Novas Formas de Emprego, com presença de representantes do governo chinês, visando o debate sobre garantia de direitos a quem atua na economia de plataformas, como motoristas de aplicativo, entregadores e similares. Tema estratégico diante do crescimento acelerado dessas atividades no mundo e também no Brasil.
Essa experiência, conforme Zé Neto, reforça o papel do Parlamento na construção de políticas públicas modernas e conectadas aos desafios do futuro. “Essa missão nos permite enxergar soluções contemporâneas, compreender experiências internacionais e trazer alternativas reais para fortalecer nossa economia, a inovação e o desenvolvimento sustentável do país”, pontuou.
Foto: Divulgação/Ascom Zé Neto






