Altos Papos

Lula avalia que Derrite tentou blindar futuros investigados

Em reunião com sua equipe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou que o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de Segurança Pública licenciado de São Paulo, buscou desvirtuar o projeto do governo da Lei Antifacção e ainda tentou blindar futuros investigados por ligações com o crime organizado.

Só que, para Lula e ministros, o auxiliar do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), acabou desagradando a todos, governo, oposição e sociedade, e foi obrigado a recuar.

Mesmo assim, a equipe de Lula entende que o último relatório de Derrite também tem problemas, e que os ministros terão de trabalhar para evitar que seja aprovado um texto reduzindo verbas para a Polícia Federal.

“Não podemos permitir que eles blindem os investigados”, disse um ministro que participou da reunião com Lula na manhã desta quinta-feira (13) no Palácio da Alvorada.

O foco do governo é defender o projeto original e tentar evitar que a proposta que será aprovada na Câmara dos Deputados fuja muito da original elaborada pelo Ministério da Justiça.

“Não fosse a pressão do governo e de especialistas do mundo jurídico, ele teria aprovado o enfraquecimento da PF”, afirma outro ministro.

O deputado Guilherme Derrite nega que essa tenha sido sua intenção e afirma que sua proposta foi interpretada de forma equivocada.

Para evitar que o texto não fosse levado a plenário, ele seguiu os conselhos do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e retirou os pontos mais polêmicos contidos no seu primeiro relatório.

Derrite afirma que o mais importante do relatório dele é o endurecimento de penas para quem integra o crime organizado no país.

O texto do relator já está em sua quarta versão e pode surgir uma quinta para tentar garantir sua votação na próxima terça-feira (18). O governo quer retirar no mínimo os pontos que reduzem as verbas para a Polícia Federal.

Por g1

Foto: Reprodução