O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou no último domingo, 10, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai voltar a certificar, a partir de 2025, a conclusão do Ensino Médio para estudantes maiores de 18 anos. Entre as edições de 2009 e 2016 do Enem, os participantes puderam usar suas notas para conseguir certificado de conclusão do ensino médio.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é atualmente responsável por essa função. Segundo o ministro, a ideia é de que no ano que vem tanto o Enem quanto o Encceja possam fornecer os certificados de conclusão do Ensino Médio.
“Nesse primeiro momento que o Inep vai fazer toda a avaliação é garantir que o atual Encceja continue dando oportunidade para os jovens fazerem a certificação mas também o Enem passar a fazer a certificação”, explicou Camilo Santana.
Os dados do segundo dia do Enem foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em entrevista coletiva.
De acordo com o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será responsável pela medida. O objetivo é garantir maior acessibilidade a quem desejam obter o certificado, já que o Enem conta com um número de locais de prova maior do que o Encceja.
“Claro que o Inep vai se debruçar sobre ela e apresentar a melhor proposta. O objetivo disso é que (o Enem) garante o acesso maior aos jovens, o maior número de locais de aplicação de prova, porque o Enem tem um número de locais muito maior”, completou.
A edição do ano que vem deve contar com outra novidade. O Inep também vai estudar medidas para que o Enem também possa substituir a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para alunos do terceiro ano do ensino médio a partir de 2025.
“Isso tem sido uma discussão que a gente tem tido com as redes estaduais, e muitas vezes os alunos do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação ao Saeb, e a gente está estudando a possibilidade para que prova do Enem já sirva como uma prova do Saeb para o aluno do terceiro ano do ensino médio”, disse o ministro Camilo Santana.
Por O Globo
Foto: Bruna Araújo/MEC