Se você costuma limpar seu ouvido ou de seu filho(a) com contonete, é bom tomar cuidado para não comprometer a saúde auditiva. A prática, que se popularizou ao longo dos anos, é desaconselhada pelo otorrino pediatra Marcelo Almeida, do Hospital Otorrinos, unidade referência no Norte e Nordeste em otorrinolaringologia e cirurgia plástica da face.
No Altos Papos desta quinta-feira, 21, Marcelo Almeida afirmou que um simples hábito, como a utilização de uma toalha de algodão, é o mais recomendável na limpeza do ouvido de adultos e crianças, evitando inflamações.
“Existe uma cultura de limpar o ouvido com contonete, como se você não usasse, seria uma pessoa anti-higiênica e isso não é verdade. Limpar o ouvido por fora com uma toalha é suficiente. Não é só em crianças, mas em todas as idades. Usar hastes de algodão para limpeza do ouvido, o famoso contonete, na verdade, acaba empurrando a cera para dentro. O nosso ouvido produz a cera, que é necessária para protegê-lo e evitar, por exemplo, a entrada de insetos e água. Ele próprio tem um mecanismo de auto limpeza e vai jogando a cera para fora. Ao tentar limpar dentro do canal auditivo com contonete, cria-se uma rolha de cera que só o otorrino consegue fazer a limpeza com uma lavagem ou estilete“, alertou o médico.
Por Taiuri Reis/Altos Papos