Altos Papos

Essequibo: acordo fechado entre Venezuela e Guiana proíbe uso da força e prevê reunião no Brasil

O acordo fechado entre Venezuela e Guiana em São Vicente e Granadinas, nesta quinta-feira (14), proíbe o uso da força no conflito e ameaças envolvendo o território de Essequibo. 

Os representantes dos dois países, Irfaan Ali (Guiana) e Nicolás Maduro (Venezuela), concordaram em se reunir no Brasil nos próximos meses. A reunião foi mediada pelo Brasil, que enviou o assessor especial Celso Amorim.

O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas afirmou que os presidentes concordaram em evitar uma escalada no conflito. Os dois líderes também se comprometeram em dialogar para resolver assuntos pendentes relacionados à disputa territorial.

O Essequibo faz parte da Guiana, mas é reivindicado pela Venezuela, que, no início de dezembro, aprovou um referendo para a anexação da área. Desde então, tensões aumentaram na tríplice fronteira e o governo brasileiro destinou recursos militares para garantir a segurança na região.

O Brasil compartilha quase 800 km de fronteira com o Essequibo, principalmente no estado de Roraima, na Região Norte do país. Nessa área, há seis municípios brasileiros onde vivem cerca de 140 mil pessoas, entre elas aproximadamente 40 mil indígenas.

Por Metro1

Foto: Divulgação Presidência da Venezuela