A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram hoje (17) a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” e o lema “Cristo é a Nossa Paz: do Que era Dividido, Fez uma Unidade”.
A campanha será voltada ao diálogo para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia de covid-19.
No texto-base que detalha a iniciativa, a CNBB faz críticas relacionadas aos seguintes temas: “egação da ciência” durante a pandemia de covid-19; atuação do governo federal no combate ao coronavírus; igrejas que não respeitaram o distanciamento social; a “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTQIA+.
Em entrevista ao Programa Altos Papos, o arcebispo Dom Zanoni, ressalta que “a igreja tem sua missão não só para dentro, mas também a missão para fora, do relacionamento com a comunidade e diálogo com a sociedade. O que acontece com o nosso povo, afeta diretamente a igreja”.
Dom Zanoni também pontua que “evangelizar não se reduz ao espaço religioso. Não tem como dar uma notícia boa sem analisar a situação dramática que vivemos.
Confira a entrevista completa no Podcast Altos Papos.