Altos Papos

Ex-ministro é preso por tentar emitir passaporte português para Mauro Cid

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) no Recife (PE). A suspeita é que ele tenha tentado ajudar Mauro Cid, ex-ajudante-de-ordens de Jair Bolsonaro (PL) e delator de investigações contra o ex-presidente, a obter um passaporte português.

Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação para investigar Gilson Machado.

Conforme a Polícia Federal, Gilson Machado teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife (PE), em maio de 2025, a fim de obter a emissão de um passaporte português para Cid, o que teria a finalidade de viabilizar a saída de Cid do território nacional.

A Polícia Federal diz ainda que encontrou no celular de Cid arquivos que mostram que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tentou, em janeiro de 2023, a obtenção da cidadania portuguesa.

Machado afirmou, antes da prisão, que apenas ligou para o consulado com a intenção de agendar a renovação do passaporte do pai.

O blog enviou mensagem para o advogado de Mauro Cid, mas não obteve resposta até a última atualização deste post. A advogada Vânia Bittencourt, uma das responsáveis pela defesa do delator, disse que ele não tem planos para deixar o Brasil sem autorização, e está disposto a entregar a carteira de identidade portuguesa à Justiça (o documento não o permite entrar na Europa, segundo a defensora).

Por g1

Foto: Reprodução