Altos Papos

Feira: ambulância quebra e idosa morre antes de ser transferida

Uma idosa morreu em Feira de Santana, nesta terça-feira, 27, após a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quebrar e não conseguir transferir a paciente.  Ivonete Santos Nascimento, de 66 anos, estava internada, por causa de um infarto, na Policlínica do Parque Ipê. Ela estava  em estado grave e seria levada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ambulância do Samu, que faria o transporte da paciente, perdeu força na partida e a viagem não aconteceu. Por causa disso, Ivonete teve que voltar para a Policlínica, onde morreu, logo após uma parada cardíaca.

Em nota, o Samu lamentou o falecimento de Ivonete, informou que as ambulâncias são revisadas periodicamente e que o veículo, que seria usado para a transferir a paciente, tinha apenas 5 anos de uso. O órgão informou que vai apurar a causa da falha técnica da ambulância. 

Confira a nota completa:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) lamenta o falecimento de uma paciente durante um atendimento realizado nesta terça-feira (27), na Policlínica do Parque Ipê. 

A paciente Ivonete Santos Nascimento, 66 anos, estava internada na Policlinica do Parque Ipê, em estado grave, após sofrer infarto agudo do miocárdio. Ela deu entrada na unidade nesta manhã. A UTI Móvel do SAMU foi acionada para realizar a transferência da paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O quadro era instável e a paciente estava com pressão baixa. 

Assim que a UTI Móvel chegou a unidade, às 11h35, a equipe foi estabilizar o quadro clínico. O procedimento durou até as 12h30, quando a paciente foi levada para a ambulância. Assim que o veículo saiu, começou a apresentar problemas. Segundo relato do condutor, o veículo perdia força na partida. 

Imediatamente a equipe acionou outra UTI Móvel para dar suporte. Diante da situação, a paciente foi novamente removida para a unidade de saúde. Já na policlínica ela apresentou uma parada cardíaca. A equipe médica conseguiu reverter. Entretanto, na sequência, ela apresentou outra parada, quando não resistiu.  

O SAMU informa que as ambulâncias são revisadas periodicamente. A UTI Móvel é um veículo ano 2017, com 5 anos de uso. O órgão irá apurar a causa do problema mecânico do veículo.