A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou nesta sexta-feira, 9, quatro casos de raiva em morcegos. Essas foram as primeiras confirmações da doença em 2024, no município. Os animais infectados foram encontrados em diferentes áreas, sendo dois casos registrados no bairro Novo Horizonte, um no Campo Limpo e um no distrito da Matinha, na localidade Alto do Canuto.No ano passado, Feira de Santana registrou 14 casos da doença.
Segundo a pasta, os morcegos infectados não tiveram contato direto com seres humanos. Apesar disso, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) imediatamente mobilizou-se para realizar ações preventivas nas áreas afetadas.
A orientação dada pela equipe de profissionais do município é que, caso um morcego morto seja encontrado, o CCZ deve ser acionado através do número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se está infectado com o vírus da raiva ou não.
Pessoas que foram mordidas ou arranhadas por cães e gatos devem procurar atendimento no setor antirrábico no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento médico adequado.
A raiva é uma doença viral que afeta mamíferos, sendo transmitida, principalmente, pela saliva e mordidas de animais infectados.