Feira de Santana registrou, até maio deste ano, apenas 24,36% de taxa de cobertura vacinal contra a catapora, doença viral também conhecida como varicela, que está em crescimento na Bahia. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) emitiu alerta na última terça-feira (16), após aumento na notificação de surtos em unidades escolares de alguns municípios baianos.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Carlita Correia, a vacina contra a catapora é oferecida em duas doses e está disponível em todas as unidades de saúde para crianças que tenham mais de 15 meses de vida.
“A varicela é uma doença com característica sazonal, nesse tempo de inverno e início de primavera, e a gente entende que é um período com aumento de número de casos. As crianças que não foram vacinados apresentam sintomas mais avançados. A doença também oferece riscos para gestantes porque pode afetar e comprometer a formação do bebê”, disse.
Em 2023, foram notificados, na Bahia, 463 casos de varicela , 30 são de Feira de Santana. A cobertura vacinal contra a donça no estado, entre janeiro e maio, ficou em 49,88%.