Altos Papos

Feira é a nona cidade com maior número de quilombolas do Brasil, aponta censo inédito do IBGE

Feira de Santana é a nona maior cidade do país em concentração de quilombolas, com 12.190 habitantes, segundo o Censo Demográfico inédito divulgado nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram ainda que a Bahia é o estado que possui a maior população quilombola do Brasil, com 397.059 pessoas.

Em entrevista ao programa Altos Papos, o pesquisador e estudante de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Yuri Caetano, destacou a importância do mapeamento da população quilombola para as cidades brasileiras e afirmou que “Feira vive um apagamento da participação negra, em especial, a comunidade quilombola”, sendo necessário reconhecer a luta do povo negro por seus direitos.

“Esses dados aparecem para demonstrar que existe negritude em Feira e precisamos avaliar como a demanda dessa comunidade está sendo atendida. Unido, o povo quilombola reivindica seu direito à cidade, participação, transporte e segurança na Agricultura Familiar”, destaca.

Quixabeira da Matinha, um dos mais importantes grupos de samba da Bahia, no Quilombo Matinha dos Pretos, em Feira de Santana | Foto: Sergio Isensee

O pedagogo, Doutor em Educação e professor da Uefs, Danilo Carvalho, ressaltou que esses dados são extremamente importantes para a elaboração de políticas públicas direcionadas à região Nordeste, onde vivem cerca de 70% da população quilombola do Brasil.

“A Bahia teve a concentração de 29% dessa população e o Maranhão vem em seguida com 20%. Juntos, esses dois estados possuem cerca de 50% da população quilombola do país. Um dos grandes desafios está no processo de municipalização das políticas, pois a partir do momento em que conseguimos a garantia da regularização da posse de terras, vinculamos uma série de outras políticas públicas, como a criação de escolas”, afirmou.

Foto: reprodução Facebook