Altos Papos

Feira está entre as 170 cidades em alerta de baixa umidade pelo Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a Bahia tem 170 cidades em alerta de baixa umidade. Entre os principais municípios afetados, estão Paulo Afonso, Lençóis e Luís Eduardo Magalhães.

O alerta foi emitido na terça-feira (8). A previsão é que, neste período, a umidade relativa do ar varie entre 20% e 30%, sendo que o ideal é acima de 50%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

De acordo com o instituto, Feira de Santana, terá períodos de baixa a umidade relativa do ar, com oscilação de acordo com horário, onde o períoodo mais critico será por volta de 12 h, e a umidade minima será entre 30 a 40%, até o proximo domingo (13).

É recomendado consumir bastante líquido, evitar atividades físicas durante períodos de alta temperatura e não se expor ao sol por muito tempo. Além disso, o Inmet também alerta que outros estados sofrerão com a baixa umidade. São eles: Ceará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Piauí, Sergipe, além do Distrito Federal.

O que fazer quando o ar tem baixa umidade e tempo ruim Especialista orientam de como se proteger e mitigar problemas causados pelo tempo seco. Beba bastante água mesmo se estiver sem sede; Não substitua água por bebidas alcoólicas; Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia; Evite a exposição excessiva ao sol, pois pode causar mal-estar e insolação; Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar; Use soro fisiológico nos olhos e narinas; Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas; Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante; Use umidificadores de ar em casa e no trabalho.

Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama; Para melhorar a respiração Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos. Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó; Evite ambientes onde há fumaça de cigarro; Não queime lixo nem provoque queimadas.

Por Folha do Estado

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil