Altos Papos

Feirense depõe por duas horas após ser vítima de racismo em Hotel gaúcho

Após registra boletim de ocorrência contra o hotel Travel Inn, em Caixias do Sul, o representante comercial Neferson Santos Martins, de 28 anos, natural de Feira de Santana, prestou depoimento à polícia civil nesta sexta-feira, 29. Segundo o advogado da vítima, o depoimento durou cerca de duas horas e, pelo menos, cinco condutas que podem ser enquadradas na esfera criminal e cível foram identificadas por ele.

“Não se trata de um caso isolado. Esta ação tem efeito também pedagógico. Cinco condutas do hotel podem ser enquadradas na esfera criminal e cível. Neste momento prefiro não detalha-las. Além disso, outras condutas ainda podem surgir e à medida que forem identificadas serão inseridas no processo”, afirmou o adovagado Felipe Alves.

O representante comercial Neferson Santos Martins procurou a sede da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caxias do Sul, na última terça-feira, 26, para prestar queixa por discriminação racial praticada por funcionários do hotel Travel Inn, que fica na região da Serra Gaúcha. O jovem baiano ficaria hospedado no estabelecimento durante todo o mês de outubro. Mas ele alega que foi expulso do local após uma série de situações discriminatórias.

“Por ser uma pessoa preta parece que eu os incomodava o tempo todo. Faltava sabonete e eles não colocavam de volta. Toalha eles não colocavam. Cobertores eles não colocavam. Precisava ligar para a recepção todos os dias mas não colocavam.”, disse.

Segundo o representante comercial, na terça-feira, 26, o chefe de segurança do hotel, sem justificativa, solicitou a ele que se retirasse do estabelecimento com seus objetos pessoais. Neferson, então, procurou a sede da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caxias do Sul para prestar queixa por discriminação racial.

“Enquanto fui na delegacia para prestar queixa, eles arrumaram minhas coisas sem minha autorização, sem a minha presença, e colocaram tudo dentro de um saco de lixo. Colocaram na mala e desceram para a recepção sem alegar nada. Eu nunca passei por essa situação constrangedora e eu me senti super lesado”, relatou.

Procurada pela produção do portal Altos Papos, o Hotel Travel Inn Axten Caxias do Sul afirmou, através de nota, que “não constatou a prática de discriminação em suas dependências, e levou o fato ao conhecimento das autoridades públicas por meio de registro de ocorrência policial e seguirá colaborando para a correta elucidação do episódio. A rede Travel Inn repudia e não autoriza a prática de qualquer tipo de discriminação, trabalha com a inclusão social e o respeito à diversidade.”.