Altos Papos

Fernanda Torres ganha prêmio internacional e agradece à distância; veja discurso

A atriz brasileira Fernanda Torres, 59, foi homenageada pelo Critics Choice Awards em uma cerimônia realizada na noite de terça-feira (22) no Egyptian Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela, no entanto, não pôde comparecer ao evento, mas participou via vídeo para agradecer pelo prêmio.

“Primeiro de tudo, eu realmente gostaria de estar com vocês hoje à noite, mas infelizmente a vida não é justa. Eu estou lançando ‘Ainda Estou Aqui’ no Brasil, então daqui, da minha cidade natal, eu gostaria agradecer profundamente a associação do Critics Choice por esse prêmio”, começou.

‘Para mim, isso é uma confirmação que sou parte da cultura que me moldou, de Gabriel García Márquez a Jorge Luis Borges, Iñárritu, Ricardo Darín, Carmen Miranda e Frida Kahlo. Nós brasileiros, às vezes, não nos sentimos parte, porque não falamos espanhol. Nós falamos português, mas isso é uma confirmação.”

Torres disse ter sido inevitável se tornar atriz e escritora, já que vem de uma família artística, relembrando sua infância nas coxias do teatro assistindo aos pais, Fernanda Montenegro e Fernando Torres, no palco. A partir disso, ela fez uma ligação da sua história com o que é retratado no filme “Ainda Estou Aqui“.

“Eu me lembro na época da ditadura o medo que eles tinham de censura, porque o lugar poderia ser fechado um dia antes da abertura. Eles tinham ameaças de bomba e tiroteio no teatro. Era estranho, horrível”, disse.

“Mas eles nunca foram torturados ou assassinados como o patriarca da família Paiva. As dificuldades de Eunice Paiva, essa mulher maravilhosa que eu tive a honra de interpretar, eram as mesmas dos meus pais, do toda uma geração para o retorno de uma democracia no Brasil”, continuou.

“Ainda Estou Aqui não é um filme sobre o passado. É estranhamente e tristemente sobre o presente. Uma reflexão sobre a normalização da violência do Estado. A dignidade, a força e a perseverança de Eunice Paiva nos levou ao filme e sinto que agora sou uma atriz diferente depois do filme”, afirmou.

Veja o vídeo:

@janaoncamera

Brazilian actress Fernanda Torres accepting the Actress Award – International film at the 4th annual Celebration of Latino Cinema & Television. ImStillHere AindaEstouAqui FernandaTorres AtrizBrasileira WalterSalles janaoncamera CCLatinoCinema #CCA

♬ original sound – Jana On Camera – Jana On Camera

Sobre o que fala “Ainda Estou Aqui”?

A trama é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história da sua família. Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre o rumo de seus vidas. Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos.

Elenco de “Ainda Estou Aqui”

  • Fernanda Torres;
  • Selton Mello;
  • Fernanda Montenegro;
  • Maeve Jinkings;
  • Valentina Herszage;
  • Antonio Saboia.

Por CNN Brasil

Foto: Globo/Reginaldo Teixeira