Altos Papos

Fiocruz prevê receber remessa de insumo neste sábado para retomar produção da vacina contra a Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê receber, ainda neste sábado (22), um carregamento vindo da China de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo mais importante para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.

Produzido pelo laboratório Wuxi Biologics, o IFA será entregue em duas remessas. A que deve ser entregue neste sábado será usada para retomar a produção da vacina na próxima terça-feira (25), segundo a fundação.

A vacina Oxford/AstraZeneca é produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Paes diz que pretende vacinar todos os cariocas acima de 18 anos até outubro
Veja quais são as comorbidades para prioridade da vacina da Covid no Rio
De acordo com a Fiocruz, os dois carregamentos serão suficientes para produzir 12 milhões de doses de vacinas, o que vai assegurar as entregas ao Sistema Único de Saúde (SUS) até a terceira semana de junho.

A produção da vacina contra o coronavírus no Brasil está interrompida tanto na Fiocruz, no Rio, como no Instituto Butantan, em São Paulo, devido à falta do insumo.

41,1 milhões de vacinas já entregues
Nesta sexta-feira (21) a Fiocruz entregou mais 6,1 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Ministério da Saúde. Destas, 374 mil doses foram direcionadas para o Rio de Janeiro e o restante foi enviado para um almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde (MS).

Com essa remessa, a fundação disse que já chega a chega a 41,1 milhões o número de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). São 37,1 milhões de doses processadas pela instituição e 4 milhões de doses importadas da Índia.