A passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina provocou estragos em cidades do Estado. Na quarta-feira, 12, a ventania atingiu a cidade de Chapecó e um motociclista que tentava se segurar foi arrastado pelos fortes ventos. Casas também foram destelhadas, moradores ficaram com prejuízos e árvores foram arrancadas.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que o motociclista tenta trafegar em uma avenida e é atingido pela forte ventania que impossibilita a circulação e a visibilidade. Imagens também mostram a placa de um estabelecimento sendo arrastada e atingindo um carro.
O fenômeno climático é caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica que gera ventos fortes e chuvas intensas. Ele se formou no oceano e se deslocou para o continente, atingindo principalmente a região Sul do Brasil.
Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o vento chegou a ultrapassar a marca de 80 km/h.
Segundo a Defesa Civil do estado, a chuva pode parar nesta quinta-feira, 13. Porém, os ventos fortes devem continuar e também haverá queda acentuada nas temperaturas. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, declarou situação de emergência e solicitou apoio do Governo Federal. Ele também anunciou a liberação de R$ 10 milhões para as ações de resposta ao desastre.
Por D24am
Foto: reprodução/redes sociais






