Altos Papos

Geração Z bebe menos e mulheres estão bebendo mais, explica socióloga do CISA

Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta quarta-feira, 29, a socióloga e coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Mariana Thibes, apontou que os jovens da Geração Z, aqueles que nasceram entre 1995 e 2010, estão consumindo menos bebida alcoólica. No entanto, as mulheres estão bebendo mais e devem, nos próximos anos, consumir quantidade equivalente aos homens, um cenário que não é positivo.

“A gente vem observando um aumento entre as mulheres. Elas sempre beberam menos que os homens, mas agora vêm bebendo cada vez mais ao longo dos anos. Há até estimativas de que, até 2030, elas vão estar bebendo igual aos homens. Quando a gente vê que os jovens estão bebendo menos, isso é super positivo. Acho importante essa preocupação que os jovens têm com a saúde. Os de hoje têm muito mais acesso à informação do que os das gerações anteriores. Eles conseguem saber com muito mais propriedade sobre os problemas e os danos que o álcool pode causar”, disse.

Dados de 2021, reunidos pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), apontam que o consumo abusivo de álcool, entre jovens de 18 a 24 anos, chegou a 19,3%, no Brasil. É o menor índice desde 2015. A tendência de redução é verificada também em países de alta renda, como o Reino Unido, principalmente entre jovens da Geração Z.