Altos Papos

Google desativa sistema de alerta de terremoto no Brasil após notificação falsa

O Google informou que desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após a comunicação de um alarme falso nesta sexta-feira (14) para moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo.

O alerta chegou para usuários de celulares com sistema operacional Android, do Googledurante a madrugada. A notificação enviada foi um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).

Além de desativar o sistema, o Google se desculpou com os usuários e disse estar investigando o ocorrido. “Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, disse a empresa (veja a nota na íntegra abaixo).

A notificação do Google não tem relação com os alertas sobre eventos climáticos extremos que a Defesa Civil envia para os telefones celulares, por meio de um sistema criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o próprio Google, a funcionalidade do Android não visa substituir nenhum outro sistema de alerta oficial.

Veja a nota do Google na íntegra:

O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.

Por g1

Foto: Reprodução