Altos Papos

Governador anuncia investimentos para aeroporto de Feira, mobilidade urbana e estudo para trem Salvador-Feira

Durante a inauguração do Centro de Convenções nesta segunda-feira, 16, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) contou sobre um estudo que vem sendo feito para avaliar a implantação de um trem ligando Feira de Santana à Salvador, considerando também a integração com a ponte Salvador-Itaparica e melhorias na BR-324. Segundo ele, a alta demanda de tráfego na rodovia será determinante para a escolha do projeto.

“Esse estudo estará pronto até meados de 2025. A partir daí, poderemos decidir o que é viável, se trem, metrô ou ampliação de pistas”, destacou.

Além disso, o governador anunciou a retomada de obras viárias essenciais. A conclusão do Anel de Contorno de Feira, no trecho que liga a BR-324 à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), deve ter início no primeiro trimestre do próximo ano. Outras duplicações também estão sendo sondadas, como os trechos da BR-101 até Sergipe e o acesso de Feira a Serrinha, que visam garantir maior fluidez no trânsito.

O governador também chamou a atenção para os problemas de manutenção na BR-324, que registra mais de cinco mil ocorrências mensais, entre acidentes, panes e congestionamentos. Ele afirmou que, mesmo com a concessão federal da rodovia em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), o Estado está comprometido em buscar soluções provisórias para evitar o colapso no trecho Salvador-Feira.

Outro ponto citado por Jerônimo foi a logística do Aeroporto de Feira de Santana. O governador destacou planos para transformar o terminal viário em um polo logístico, com foco no transporte de cargas e voos regionais. Segundo ele, embora voos de médio e grande porte para a capital sejam inviáveis, a aposta está na atração de voos regionais e no fortalecimento de operações particulares.

“O aeroporto pode ser um ponto estratégico. O que passa por Feira não precisa ir a Salvador. Pode sair direto daqui, especialmente cargas”, finalizou.

Por Letícia Paixão sob supervisão de Joanna Morbeck

Foto: Joá Souza/GOVBA