O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou o presidente Donald Trump e a ausência dos Estados Unidos na COP30, em Belém, durante participação no Simpósio do Instituto Milken, realizado em São Paulo, nesta terça-feira (11). Ele classificou como “desrespeito” o fato de nenhum membro da administração norte-americana comparecer à conferência da ONU sobre mudanças climáticas,algo inédito desde 1992.
“Estou perplexo. Ninguém da administração veio demonstrar respeito a vocês. Isso é um desrespeito”, afirmou o democrata. A crítica veio após Trump acusar o governo brasileiro de desmatar a Amazônia para construir estradas durante a COP30. Em resposta, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ironizou o ex-presidente e o convidou ao evento: “Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar”.
Durante o evento em São Paulo, Newsom também condenou as tarifas impostas por Trump ao Brasil, classificando-as como um “tarifaço vergonhoso”. “Estamos no Brasil, um de nossos maiores parceiros comerciais, uma das maiores democracias do mundo. Em vez de cooperação, tarifas de 50%. Isso é vergonhoso”, declarou. Democrata e adversário político de Trump, Newsom tem intensificado suas críticas nos últimos meses, recorrendo inclusive a memes e provocações nas redes sociais.
Foto: Divulgação/ Site Gavin Newsom
Por: Metro1






