O governo de Jair Bolsonaro (PL) deixou vencer 370 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 e teve de incinerar os imunizantes, informou nesta quinta-feira, 26, o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
A declaração, concedida durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, foi registrada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Participaram do encontro representantes do ministério e de secretarias municipais e estaduais de Saúde.
Gatti ainda afirmou que o governo Lula (PT) encontrou pelo menos quatro vacinas com risco de desabastecimento: BCG, hepatite B, poliomielite e tríplice viral.
O Ministério da Saúde também anunciou nesta quinta um cronograma de imunização contra a Covid a partir da aplicação de vacinas bivalentes. As doses de reforço começam a ser disponibilizadas ao público-alvo em 27 de fevereiro. A vacinação ocorrerá em etapas:
Fase 1 – Com 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2 – 60 a 69 anos;
Fase 3 – Gestantes e puérperas;
Fase 4 – Profissionais da saúde.
Por Carta Capital
Foto: Reprodução






