O Governo da Bahia fechou na tarde de hoje (12) o contrato com o Fundo Soberano Russo para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19. As vacinas serão usadas no estado da Bahia.
Segundo o governador Rui Costa, o primeiro lote chegará em abril e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, também anunciou nesta sexta a compra de 4 milhões de doses do imunizante russo. Ele disse que já esteve com representantes do Consulado da Rússia no Brasil para discutir o negócio e que, com a permissão da lei, vai fazer a compra.
O movimento dos gestores foi possível após o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a Covid-19 sem registro ou autorização temporária de uso no Brasil ter sido sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quarta-feira (10). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no mesmo dia, aprovou a resolução.