O governador Rui Costa anunciou no fim da tarde desta sexta-feira, 19, em entrevista coletiva feita através do Programa Altos Papos, com a participação de um grupo de rádios do interior do estado, que decidiu endurecer o toque de recolher da capital baiana e região metropolitana, que agora passa a vigorar a partir das 18h, e adotar outras medidas para evitar aglomerações.
O decreto do Estado, que vale a partir de segunda (22) até o dia 29 também proíbe a venda de produtos não essenciais, a exemplo de eletrodomésticos e vestuário, em hipermercados e atacadistas. Ou seja, assim como as bebidas alcoólicas no fim de semana, a seção deverá ter o acesso fechado ao público.
A decisão é para diminuir a transmissão da Covid-19 e a ocupação de leitos de UTI em Salvador – que está em 85% . O funcionamento dos serviços considerados não essenciais continua suspenso até as 5h do dia 29. A decisão conjunta foi tomada em reunião virtual realizada nesta sexta-feira (19), com as presenças do prefeito Bruno Reis, do governador Rui Costa e de gestores das cidades da Região Metropolitana (RMS).