Altos Papos

IBGE: Feira de Santana atrai novos moradores e lidera o estado em crescimento absoluto

Feira de Santana liderou o ranking de crescimento populacional absoluto a Bahia, com 2.858 novos moradores em um ano, alcançando 660.806 habitantes, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse acréscimo representa crescimento de 0,4% e mantém o município como o segundo mais populoso do estado, atrás apenas de Salvador.

Na Bahia, a tendência foi de crescimento populacional reduzido, com média de apenas 0,1%. Para a analista do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros, o crescimento de Feira de Santana é “relevante e constante” em comparação aos demais municípios.

“Em Feira as pessoas podem achar que a população já ultrapassou os 700 mil habitantes ou se perguntar o motivo de ainda não ter chegado a esse número. Mas, em um contexto nacional e estadual de baixíssimo crescimento, no qual 44% dos municípios baianos perderam população, Feira de Santana apresenta um avanço relevante e constante. A cidade deve manter esse ritmo pelo menos até o próximo censo”, explicou Viveiros.

Com esse número atual de habitantes, o município de Feira de Santana registra uma população maior do que a de oito capitais brasileiras. confira abaixo:

Aracaju (SE): 630.932 habitantes
Florianópolis (SC): 587.486
Porto Velho (RO): 517.709
Macapá (AP): 489.676
Boa Vista (RR): 485.477
Rio Branco (AC): 389.001
Vitória (ES): 343.378
Palmas (TO): 328.499

Migração da Bahia

O processo migratório tem papel decisivo no baixo crescimento populacional da Bahia. Segundo o IBGE, o estado ainda registra um dos maiores índices de saída de moradores.

“A Bahia historicamente perde moradores para outros estados. Estima-se que cerca de 2,4 milhões de baianos vivam hoje fora do estado. Esse fluxo diminuiu nos últimos anos, mas continua significativo e ajuda a explicar o crescimento muito baixo da população baiana, de apenas 0,1% ao ano”, destacou Viveiros.

Foto: Rafaela Araújo/Folhapress