O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 após analisar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas, de acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira, 18.
A decisão foi tomada pela equipe técnica da comissão assessora responsável pela montagem do exame. O Inep afirma que a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e a eventual autoria da divulgação das questões, investigando possível quebra de sigilo ou ato de má-fé.
Edcley Teixeira, que se apresenta como estudante de medicina e que vende serviços de consultoria, fez uma live apresentando questões quase iguais às do Enem 2025. A publicação do vídeo ocorreu cinco dias antes do exame.
Segundo o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova, embora nenhuma pergunta tenha sido apresentada exatamente como na versão aplicada em 2025.
O instituto não divulgou quais serão as três questões que serão anuladas.
Rumores de vazamento
Os rumores sobre um suposto vazamento de questões do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), dia seguinte à aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, no domingo (16).
Em 11 de novembro, 5 dias antes do segundo dia de provas, Edcley Teixeira fez uma live no Youtube na qual mostrou ao menos cinco questões quase iguais às que caíram na avaliação oficial. Algumas, inclusive, têm exatamente os mesmos números cobrados dos candidatos.
Teixeira afirma que adivinhou as questões dentro dos parâmetros legais, sem nenhum vazamento de material, apenas para “democratizar a educação”.
Uma das principais técnicas usadas na “adivinhação”, segundo o próprio “mentor”, foi memorizar questões do Prêmio CAPES Talento Universitário — prova opcional aplicada em concurso para estudantes do 1º ano de graduações. Edcley teria descoberto que essas perguntas serviriam como “pré-teste” para integrarem futuras edições do Enem.
Por g1
Foto: Reprodução






