Mais de 533 mil aposentados e pensionistas já receberam os valores ressarcidos por cobranças indevidas de entidades associativas, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até o momento, 1,248 milhão de pessoas aderiram ao acordo proposto pelo governo federal, que permite antecipar o reembolso. A meta é contemplar 1,147 milhão de beneficiários até 30 de julho.
A adesão ao acordo pode ser feita até 14 de novembro. Os pagamentos seguem a ordem de solicitação, com depósito diretamente na conta em que o benefício é pago. Ainda há 4,8 milhões de beneficiários que não reconheceram os débitos, o que impede o início do processo de contestação e reembolso.
Para aderir, é preciso registrar a contestação, aguardar até 15 dias úteis pela resposta da entidade e, se não houver retorno, o sistema libera a opção de aceitar o acordo. A adesão pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou presencialmente nas agências dos Correios. A central 135 está disponível apenas para consultas.
Acordos firmados impedem ações judiciais, mas quem entrou com processo antes de 23 de abril pode desistir da ação e ainda receber 5% de honorários pagos pelo INSS. A adesão é gratuita e os valores devidos são corrigidos. Mais de 2 milhões já buscaram os Correios, e 1,3 milhão formalizaram a contestação.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por: Metro1