Altos Papos

Itamaraty parabeniza Petro mais de 24h após ele ser eleito presidente da Colômbia

Mais de 24 horas depois de divulgado o resultado das eleições na Colômbia, que sagraram o ex-guerrilheiro Gustavo Petro como primeiro presidente de esquerda na história do país, o Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota à imprensa no fim da manhã desta terça-feira (21), na qual parabeniza o novo mandatário.

“O Governo brasileiro congratula o senador Gustavo Petro por sua eleição à presidência da Colômbia. Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos”, diz o curto comunicado.

Enquanto que tardiamente o Itamaraty parabenizou Petro pela vitória nas eleições presidenciais na Colômbia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou oficialmente sobre este assunto, mas se mostrou preocupado.

Segundo apurou a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, em mensagem no WhatsApp ele compartilhou uma notícia sobre a vitória do líder de esquerda na Colômbia e questionou se o Brasil será o próximo.

“Cuba… Venezuela… Argentina… Chile… Colômbia… Brasil???”, escreveu Bolsonaro, em referência ao avanço da esquerda na América do Sul e a possibilidade de Lula (PT), que lidera as pesquisas, voltar ao poder no Brasil.

Por outro lado, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) cumprimentou o colombiano pela vitória. “Sorte ao Gustavo Petro, porque administrar um país na situação que o mundo está enfrentando não é simples. Nós temos interesses comuns com os colombianos, principalmente na questão da Amazônia, estamos aí dentro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. E a relação é de Estado para Estado independente do governo de turno”, declarou.

Por Bahia.Ba

Foto: Reprodução Twitter/Gustavo Petro