A cidade de Itaparica, localizada na Região Metropolitana de Salvador, vai completar 192 anos de emancipação na quarta-feira, 25, e contará com uma programação especial.
As celebrações vão iniciar com os atos cívicos de bandeira, a partir das 7h30, além do desfile de escolas pelas ruas do centro da cidade, às 7h45.
A programação ainda inclui uma celebração religiosa na igreja matriz de Itaparica, às 10h30, e uma sessão solene na Câmara de Vereadores, às 14h. O evento vai contar com as presenças do governador Jerônimo Drogues (PT), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e os deputados estaduais Matheus Ferreira (MDB), Roberto Carlos (PV) e Angelo Coronel Filho (PSD).
Os moradores de Itaparica ainda vão contar com shows gratuitos na Avenida 23 de Outubro, na orla do município. A programação começa com a Banda Eva, às 17h30. Na sequência, ás 19h30, o grupo musical Atitude 67 vai se apresentar no local.
A banda O Maestro também vai marcar presença nas comemorações, às 21h30. A programação vai encerrar às 23h30, com o show da cantora Simone Morena.
História da cidade
O município de Itaparica está localizado na Baía de Todos os Santos. A posição estratégica do local virou alvo de inúmeros invasores que pretendiam a conquista da cidade de Salvador, capital da Colônia, e das vilas de Maragogipe e Cachoeira, cujo acesso se fazia pelo rio Paraguaçu.
Em 1647, o holandês Segismundo Schkoppe ocupou a ilha e construiu um forte para garantir a ocupação. Em 1704, após a saída dos holandeses, da região, o governador Dom Lourenço de Almeida ordenou a construção do atual Forte de São Lourenço, no mesmo local do antigo forte.
A localização do Forte de São Lourenço foi estrategicamente importante porque impedia o desembarque de inimigos no único porto natural da ilha, além de proteger e abrigar as pequenas embarcações vindas do recôncavo que abasteciam a cidade. Sua função era defender a entrada das barras dos rios Paraguaçu e Jaguaribe.
O município pertencia a Salvador, até 1833, quando foi emancipado. Em 1890, a vila passou à categoria de cidade. Inicialmente, se estendia por toda a ilha e Salinas das Margarida.
Em 1919, a cidade recebeu o título de Estância Hidromineral. No atual território, com 35 km² de superfície, existe apenas uma sede situada ao nível do mar e o município limita-se com Vera Cruz e as águas da Baía de Todos os Santos.
Como chegar em Itaparica
É possível chegar em Itaparica através do sistema ferry-boat, como pedestre ou de carro. As embarcações saem do Terminal de São Joaquim, na Cidade Baixa, com destino a Bom Despacho.
Os passageiros têm a opção do serviço de hora marcada. As vagas para compra podem ser acessadas no site da Internacional Travessias.
O agendamento para transporte de veículos também pode ser realizado pelo SAC Digital. Diferente do serviço “Hora Marcada”, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço.
O acesso para Itaparica também acontece via terrestre. É necessário sair de Salvador pela BR-101 até Santo Antônio de Jesus, seguir até Nazaré das Farinhas, via BA-028, e, por último, percorrer a BA-001, que liga Nazaré à Itaparica.
Por G1
Foto: Lílian Marques/ G1