Um jovem de 23 anos morreu após um deslizamento de terra em Salvador na manhã desta quarta-feira, 27. Outras quatro vítimas ficaram soterradas em outro ponto de deslizamento, segundo o coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
Os acidentes ocorreram entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, em meio às fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de semana. Os bombeiros ainda não especificaram a área dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.
Veja o que se sabe
Ocorrência 01:
A vítima que não resistiu ao deslizamento é Junior, um rapaz de 23 anos, que estava deitado na cama quando a casa desmoronou. As informações foram confirmadas por uma prima dele em entrevista ao “Bahia Meio Dia”.
Responsável pela operação de resgate nesse trecho, o tenente Guanaes reforçou o apoio da comunidade ao falar com a emissora e disse que o solo está bastante encharcado. Um dos imóveis na área tem “risco total” de desabar, segundo relato do bombeiro, citando avaliações técnicas feitas pela Secretaria de Infraestrutura e pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).
“A lama em si não é a principal dificuldade porque estamos acostumados a trabalhar nessas condições adversas. O risco é um novo colapso e novo deslizamento de terra”, ressaltou o tenente.
Por conta disso, os agentes até interromperam o trabalho para evitar novas vítimas, mas já retomaram o serviço, retirando o corpo de Júnior do local. O rapaz deixa dois filhos.
Ocorrência 02:
Em outro ponto do bairro, pelo menos quatro pessoas ficaram soterradas. Por volta das 12h30, um menino — Heitor, de 6 anos — foi resgatado.
Quarta-feira chuvosa em Salvador
A chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. Desse valor, 200 mm foram registrados em apenas 72h. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.
Na manhã desta quarta, a Baixa dos Sapateiros segue interditada após um imóvel desabar parcialmente na noite anterior. O local estava abandonado e ninguém ficou ferido.
Diversos transportes foram suspensos nesta quarta feria devido aos riscos do temporal.
Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma academia. O local estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Além disso, pontos de alagamento estão sendo registrados em várias localidades da cidade.
O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.
Há risco de desabamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Por causa disso, as sirenes de cinco localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:
- Baixa do Cacau, em São Caetano;
- Bom Juá;
- Vila Picasso, na Capelinha;
- Voluntários da Pátria, no Lobato;
- Calabetão.
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um local seguro.
Com possibilidade de formação de ciclone, mais de 90 cidades da Bahia têm risco de chuvas intensas
As travessias Salvador – Mar Grande e Salvador – Itaparica seguem suspensas devido ao mau tempo. O ferry-boat funciona normalmente.
Nesta quarta, a previsão do tempo é de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. As temperaturas ficam entre 23ºC e 29ºC.
Por G1
Foto: TV Bahia