Altos Papos

Jovens participam da Jornada Mundial da Juventude pela primeira vez

Enquanto aguardava a chegada do Papa Francisco para a cerimônia de boas-vindas na Jornada Mundial da Juventude, nesta quarta-feira, 2, Valdeir Uchôa conversou com duas jovens brasileiras sobre a experiência de vivenciar pela primeira vez o evento que reúne milhões de peregrinos católicos de todas as partes do mundo em Lisboa, Portugal.

A estudante Clara Rangel, da cidade de Guarulhos, em São Paulo, contou que conhecer outro país além do Brasil é a realização de um sonho, e poder presenciar uma multidão que compartilha da mesma crença é muito acolhedor.

“Estamos em outro país, então tive a oportunidade de conhecer outro lugar, ver novas pessoas, ver que todo mundo tem a mesma crença, a mesma fé, e acolhe muitos brasileiros. A gente se sente muito acolhido, todo mundo grita o nosso nome em todo o lugar que a gente passa, são pessoas muito simpáticas”, disse.

A estudante Valerie Alves, também natural de Guarulhos, São Paulo, relatou que nos anos anteriores acompanhava a Jornada Mundial da Juventude pela televisão, e é bem diferente quando vista pessoalmente. A jovem contou que esta é a sua primeira vez no evento.

“É um momento muito emocionante para todos nós, porque é a nossa primeira Jornada. A gente via às vezes na televisão e eu tinha muita curiosidade sim. É muito diferente estar em outro país celebrando algo tão grande, com tantas pessoas de diversas culturas, andando pelo metrô, pelas ruas, e ouvindo vários idiomas diferentes. Conversar com as pessoas e trocar experiências está sendo muito emocionante e muito marcante para a gente”, relatou Valerie.

Foto: Valdeir Uchôa/Altos Papos