Altos Papos

Lula afirma que Brics vai continuar a buscar alternativas ao dólar nas relações comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o Brics seguirá discutindo formas de impulsionar as relações comerciais de forma mais autônoma, sem depender do dólar, especialmente após as tensões com os EUA.

Ele enfatizou a importância do fórum, que representa metade da população mundial e quase 30% do PIB global, e sugeriu até a criação de uma moeda própria para transações comerciais. “Cansamos de ser subordinados ao Norte”, afirmou Lula, em entrevista à TV Globo.

Lula também criticou o comportamento do presidente Donald Trump, que anunciou tarifas comerciais de 50% sobre produtos brasileiros. O presidente brasileiro afirmou que divergências comerciais deveriam ser discutidas em negociações e não por meio de ações unilaterais e desrespeitosas. “Trump poderia ter levantado a questão no G20, mas prefere agir como se fosse dono dos outros”, afirmou, destacando o tom desrespeitoso da atitude do norte-americano.

Além disso, Lula anunciou que, caso seja necessário cortar R$ 10 bilhões do orçamento, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) será mantido, mesmo após a recente derrota legislativa. O presidente afirmou que continuará pressionando pela manutenção do imposto e que qualquer erro relacionado será corrigido, mas o IOF não será retirado. A medida enfrenta resistência no Congresso, com uma audiência de conciliação marcada para o próximo dia 15 de julho.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1