Altos Papos

Lula anuncia licitação para novas obras no Anel de Contorno em Feira e destaca retomada de investimentos no país

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta segunda-feira, 1, no aeroporto de Feira de Santana, município onde participa da entrega da duplicação do lote seis da BR 116 e anuncia R$ 2,4 bilhões em investimentos para melhorar as rodovias federais na Bahia, incluindo novas obras no anel de contorno. 

Em entrevista à Princesa FM, conduzida pelos comunicadores Uchoa e Dilson Barbosa, o presidente destacou que o país vive um momento de retomada de investimentos e anunciou o início da licitação para duplicação de 7,2 km da parte leste do Anel de Contorno – um dos maiores gargalos rodoviários do estado, por onde passam cerca de 35 mil veículos por dia. O investimento será de R$ 185 milhões.

“Esse país encontrou o seu rumo. Nós vamos crescer e continuar fazendo muito investimento em educação, saúde e desenvolvimento. Por isso que vim anunciar essas estradas todas na Bahia”, disse o presidente. 

Lula também autoriza  o início das obras de duplicação de mais 53 km da BR 116, entre os municípios de Teofilândia e Santa Bárbara, rocesso iniciado em 2014 e que estava parado. Entre os investimentos anunciados também estão a pavimentação da BR 030 , uma das poucas não pavimentadas na Bahia, dois trechos da BR 101, entre Mambaí (GO) e Cocos (BA) e o lançamento do edital de licitação para duplicação de 83,6 km  da BR 101 entre o estado de Sergipe e o município baiano de Entre Rios, processo paralisado desde 2022.

Outra autorização é para a execução dos serviços remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2), entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério.

No evento em Feira de Santana, também será assinada a portaria de autorização de contratação de empreendimentos habitacionais da nova seleção do Minha Casa, Minha Vida. Serão 1.075 unidades habitacionais no município.