O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a Bahia como destino, nesta sexta-feira (07), após liberação médica para se deslocar de avião, depois de uma cirurgia na cabeça realizada em dezembro de 2024 por causa do acidente doméstico. Ele deve participar da inauguração da primeira etapa da Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa. A mudança de planos ocorre após uma queda na popularidade de Lula na região.
A decisão de priorizar o Nordeste foi motivada pelos resultados de uma pesquisa da Quaest, que mostrou uma queda de cinco pontos percentuais na aprovação do governo Lula no Nordeste, passando de 52% para 47%. O presidente foi orientado por ministros, especialmente pelo chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Sidônio Palmeira, a focar a agenda na região, onde obteve mais votos que o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Além da viagem à Bahia, outras viagens estão previstas para os próximos dias, como a ida ao Rio de Janeiro, com agendas no setor petroquímico, e uma visita a Belém para o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida.
Por Metro1
Foto: Ricardo Stuckert