O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (16), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O encontro antecede a assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, marcada para sábado (17), em Assunção, no Paraguai.
A diplomacia brasileira considera o encontro no Rio mais relevante do que a cerimônia em Assunção, por consolidar o papel do Brasil como principal articulador do tratado. Há expectativa de uma declaração conjunta, reforçando que o anúncio político do acordo ocorra em território brasileiro. Lula também busca garantir uma “foto da vitória” ao lado das maiores autoridades da União Europeia, evitando dividir o protagonismo com o presidente argentino, Javier Milei, com quem mantém uma relação protocolar e distante.
Enquanto os presidentes da Argentina, Uruguai e Paraguai confirmaram presença na assinatura do acordo, o Brasil será representado apenas pelo chanceler Mauro Vieira. O governo brasileiro minimiza a ausência de Lula e critica a decisão do Paraguai de elevar o evento ao nível de chefes de Estado de última hora. Para o Itamaraty, a competência para formalizar o tratado é dos chanceleres, e o ato de sábado será apenas uma formalidade após o selo político dado por Lula no Rio.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Por: Metr






