Altos Papos

Lula remarca viagem à China para 11 de abril, diz colunista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou, durante reunião no Palácio da Alvorada na terça-feira, 28, que remarcou a viagem à China para 11 de abril. A informação é do blog Gerson Camarotti, do G1.

De acordo com a publicação, o encontro durou cerca de 2h30 e estiveram presentes o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede), e no Senado, Jaques Wagner (PT).

Prevista para acontecer no último sábado, 25, a viagem que Lula faria ao país asiático precisou ser adiada por orientação médica depois que o presidente foi diagnosticado com uma broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A.

Nos bastidores circulavam informações de que a visita seria remarcada para maio, já que no próximo mês o petista vai à Europa, quando deve visitar Portugal e Espanha.

CONVITE

Lula fez um novo convite a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para integrar a comitiva. “O presidente Lula fez questão de convidar Pacheco para integrar a comitiva”, disse ao blog o senador Randolfe Rodrigues.

A reunião desta terça foi para discutir o impasse sobre as tramitações das medidas provisórias no Congresso Nacional. Senado e Câmara vêm se desentendendo sobre o rito das MPs. Pela lei, uma medida provisória enviada pelo governo ao Congresso deve começar a ser analisada por uma comissão mista, formada por deputados e senadores.

Na fase aguda da pandemia de Covid, por causa das restrições de mobilidade e convivência, o rito mudou. As MPs começaram a tramitar pela Câmara. O Senado reclama de ter se tornado um mero carimbador do que foi decidido pelos deputados.

Agora, o Senado quer voltar ao rito definido por lei. A Câmara resiste. Ao governo, não interessa o impasse no Congresso.

Por Bahia Notícias

Foto: reprodução/UOL