Sete pessoas foram presas em flagrante no Porto de Salvador na noite de quinta-feira (17), após serem encontradas com 550 kg de cocaína. De acordo com a Receita Federal, os suspeitos estavam escondidos no fundo falso de um caminhão e a droga seria exportada para a Europa. Um vídeo feito por câmeras de segurança mostra a ação dos suspeitos.
Inicialmente, a Receita Federal afirmou que a quantidade apreendida era de 700 kg, mas a Polícia Federal, que pesou os entorpecentes, informou que a apreensão foi de 550 kg.
Para cometer o crime, seis dos sete suspeitos se esconderam por no mínimo 30 minutos em um compartimento extremamente estreito que fica na parte inferior do caminhão. As drogas também estavam escondidas nesse local.
A ação criminosa foi descoberta após os seguranças notarem o comportamento estranho do motorista do caminhão, que mesmo sendo experiente, entrou na fila errada no porto da capital baiana. Entenda:
- O motorista do caminhão, que não teve a identidade revelada, acessou o Porto de Salvador duas vezes durante a tarde de quinta-feira, para levar cargas que irão para a China;
- Durante a noite, o motorista retornou ao porto, pois segundo agendamento prévio feito, ele deveria receber um container;
- O porto é organizado em diferentes acessos e o motorista entrou no local errado. Ele foi informado que não estava no lugar correto, mas mesmo assim permaneceu na fila;
- Esse comportamento chamou a atenção da equipe de segurança do porto, que decidiu checar as câmeras de segurança;
- Nas filmagens, os suspeitos aparecem saindo do fundo falso do caminhão e entrando em um container repetidas vezes. Eles tiravam a cocaína que estava no veículo e armazenavam na carga que já havia sido inspecionada no porto.
Por g1
Foto: Receita Federal