Único representante convocado pelo Time Brasil para a maratona olímpica, Daniel Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Danielzinho, testou positivo no exame antidoping, e ficará fora dos Jogos de Paris-2024. O brasileiro consta da lista de atletas com suspensão provisória divulgada nesta segunda-feira, 15, pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
O exame antidoping de Danielzinho foi realizado fora de competição, no dia 4 de julho. No resultado da ABCD, foi detectada a presença de drostanolona, metenolona e nandrolona. As substâncias proibidas são conhecidas por melhorar a força e a performance dos atletas em provas. Graziele Zarri, namorada do mataronista brasileiro, também aparece na lista de atletas suspensos provisoriamente.
Dono da melhor marca de um não africano na maratona (02:04:51), Danielzinho é Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo. O brasileiro obteve o índice olímpico em Hamburgo, em abril de 2023. Além disso, foi apontado como o sucessor de grandes maratonistas brasileiros como Marilson Gomes , Vanderlei Cordeiro de Lima (bronze olímpico) e Ronaldo da Costa (ex-recordista mundial)
Brasil fora da elite da maratona masculina de Paris-2024
Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente no dia 26 de julho, com sua abertura oficial. A prova da maratona masculina está prevista para acontecer no dia 10 de agosto. O trajeto de 42,195 km seguirá o percurso Paris-Versalhes-Paris. Já a prova do feminino será no dia seguinte, 11. Com a suspensão de Daniel da Olimpíada, o Time Brasil não terá representante na prova de elite da Maratona Masculina.
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, a maratona terá a presença de corredores amadores. Em Paris, 80 atletas da elite vão largar de manhã de 10 de agosto, e à noite, mais de 20.024 amadores vão competir na capital francesa. A previsão é de que 140 corredores amadores brasileiros participem da prova.
Por O Tempo
Foto: Wagner Carmo/CBAt