A Prefeitura de Feira de Santana divulgou, nesta sexta-feira (28), o cronograma de matrícula da rede municipal para o próximo ano, bem como a forma de realização do processo. A expectativa é de um crescimento de 5% em relação a 2025, quando as unidades matricularam 57 mil alunos. Oficialmente, as matrículas começam nesta sexta-feira, com a inscrição de novos estudantes.
A entrevista coletiva aconteceu pela manhã, no Paço Municipal Maria Quitéria, com a presença de professores e gestores de unidades de ensino.
Nesta sexta-feira foi iniciado o cadastro de inscrição de novos alunos, que se estenderá até o dia 4 de janeiro, além da confirmação e renovação dos alunos já matriculados na rede, que seguirá até o dia 5. A lista dos contemplados na etapa de inscrições para novos alunos será divulgada no dia 9 de janeiro, e as matrículas serão realizadas de 12 a 16 de janeiro. Todo o processo será on-line.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que há um esforço concentrado para que a rede própria atenda toda a demanda e destacou que as mais de 200 unidades escolares estão preparadas para matricular 65 mil estudantes. Ele também comentou sobre a modernização dos prédios e a construção de novos espaços para atender ao aumento da procura por vagas.
“Estamos construindo novas escolas no distrito de Maria Quitéria, nas localidades de Água Grande e nas imediações do Ovo da Ema, além de quatro creches — uma na zona rural e três na sede — que ampliarão em 1,2 mil a oferta de vagas”. O prefeito ainda ressaltou que a rede municipal é três vezes maior que a de Salvador.
O secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que todo o processo de matrícula será digital, “de forma que toda a população tenha acesso às vagas de maneira igualitária”, conforme orientação do Ministério da Educação. As direções das escolas, afirmou, foram orientadas a não realizar matrículas presencialmente e a não fazer pré-matrícula.
A Secretaria de Educação, segundo Pablo Roberto, entrará em contato com os responsáveis pelos alunos para informar onde haverá vaga disponível. “Os responsáveis devem se dirigir ao local indicado com toda a documentação exigida”, completou.
Estiveram presentes a prefeita de Nazaré, Eunice Barreto Peixoto, o deputado estadual José de Arimatéia, além de secretários municipais e outras autoridades.
Fotos: Jorge Magalhães






