Altos Papos

Menu de Contos apresenta ‘A Cartomante’ para 130 estudantes do bairro Santo Antônio dos Prazeres

Na tarde desta sexta-feira, 19, o projeto “Menu de Contos”, que leva, através de peças teatrais, a obra de renomados autores da literatura brasileira para estudantes do ensino fundamental de Feira de Santana, apresentou o espetáculo “A Cartomante” de Machado de Assis, para cerca de 130 estudantes da Escola Municipal Professora Lídice Antunes Barros, no bairro Santo Antônio dos Prazeres.

O estudante Leonardo Santos, que cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental, experimentou na escola a sensação de subir ao palco pela primeira vez e, desde então, sonha em um dia se profissionalizar em teatro. Da plateia, assistiu ao espetáculo e observava não só a história que foi escrita por um dos maiores escritores brasileiros, mas também cada movimento dos atores em cena. “Muito interessante. A história tem uma reviravolta muito legal. Tomei até um susto. Foi muito bonito e interessante. Assistir a essa peça serviu também de aprendizado, fiquei até de olho até em algumas técnicas dos atores”, disse.

O impacto do teatro na educação também foi destacado pela professora de Educação Física Daiane de Oliveira, que há um ano incorporou o teatro como ferramenta pedagógica em suas aulas. “A gente percebe que, através do teatro, os alunos conseguem assimilar os assuntos com mais facilidade, há uma socialização maior entre eles e passam a ter mais responsabilidade. Quando comecei a utilizar isso, eles tinham resistência, mas depois começaram a gostar e foram melhorando cada vez mais”, explicou a professora.

O diretor teatral e dramaturgo Geovane Mascarenhas, responsável pelo espetáculo, ressaltou a importância de levar a arte cênica para dentro das escolas públicas. “A gente sempre tem na plateia, quando levamos espetáculos para escolas públicas, crianças, adolescentes e jovens que nunca foram ao teatro. Por isso, é fundamental a gente ter esses editais para oferecer um espetáculo, uma produção cultural com artistas de Feira de Santana, para que eles saibam que Feira tem uma nova geração, teatro feito com qualidade e que, além de tudo, eles podem ter acesso a isso. Porque, às vezes, sair dos bairros e distritos para ir até o teatro fica muito difícil. Então, quando a gente leva até eles nasce o gosto, uma vontade. E a partir daí a gente espera que eles busquem”, afirmou Geovane.

O Menu de Contos é um projeto contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal.