A Casa do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), registrou um saldo expressivo na geração de empregos em Feira de Santana ao longo de 2025. Entre janeiro e julho, o órgão contabilizou 39.653 admissões, o que representa um crescimento de 9,79% em relação ao mesmo período do ano passado. Os segmentos que mais contribuíram para este resultado foram os serviços administrativos, com 11.517 contratações, seguidos pelo comércio (11.051) e pela indústria (10.527).
Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho, que acompanha a movimentação do mercado formal de trabalho em todo o país.
O bom desempenho também foi observado no mês de julho, quando Feira registrou 6.118 admissões contra 5.503 desligamentos, garantindo um saldo positivo de 615 novos postos de trabalho. Em comparação com junho, houve crescimento de 18,03% nas contratações e, em relação a julho de 2024, o aumento foi de 10,19%. Os setores de serviços administrativos (1.846 contratações), comércio (1.674) e indústria (1.584) novamente puxaram a geração de empregos.
O levantamento revela ainda que, embora os homens tenham registrado maior número de admissões (3.428 contra 2.690 das mulheres), o saldo positivo foi mais expressivo entre elas (504 novos postos contra 111 dos homens). A faixa etária com maior volume de contratações foi a de 30 a 39 anos (1.644), seguida pelos jovens de 18 a 24 anos (1.622) e pelos trabalhadores de 40 a 49 anos (1.201). Quanto ao nível de escolaridade, o ensino médio completo foi o mais requisitado, com 4.693 admissões.
Para o diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, os números demonstram a força do mercado local. “Feira de Santana vem demonstrando um dinamismo importante no mercado de trabalho, com crescimento consistente e oportunidades em diferentes setores. Isso mostra a capacidade da cidade de absorver mão de obra, fortalecer os serviços e abrir espaço tanto para jovens quanto para trabalhadores mais experientes”, destacou.
A Casa do Trabalhador está localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), onde oferece serviços de intermediação de mão de obra e orientação profissional para quem busca inserção ou recolocação no mercado.
Foto: ACM