Altos Papos

Ministro de Minas e Energia descarta retorno do horário de verão em 2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), descartou, “por enquanto”, a adoção do horário de verão em 2023. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 27.

“Por enquanto, não tem sinais nenhum nesse sentido. Nós estamos com nossos reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos”, disse.

A área técnica da pasta avalia não ser necessária a retomada da prática. De acordo com Silveira, o horário de verão só será implementado, neste ano, se houver “evidências de necessidade”.

A medida está suspensa desde 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão da retomada não cabe apenas ao ministério de Minas e Energia, mas sim da “batida de martelo” do Palácio do Planalto, que reúne as informações técnicas e as pressões políticas.

Na última semana, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL), solicitando que haja um retorno do horário de verão. De acordo com a Abrasel, a medida impacta diretamente o faturamento dos estabelecimentos ao gerar uma alta entre 10% a 15%.

Por Metro1

Foto: Roque de Sá/Agência Senado