A Copa do Mundo está quase chegando e os moradores da Rua Francisco Bicalho, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, já estão preparados para o evento. Seguindo uma tradição iniciada em 1994, a vizinhança está trabalhando em equipe para decorar toda a rua nas cores da bandeira do Brasil. Mas, dessa vez, um elemento diferente chamou atenção: em meio aos enfeites, os moradores deixaram uma faixa para ninguém se confundir. O aviso é claro: “Não é política, é Copa”.
Júlio Freitas, de 26 anos, é um dos moradores da rua e conta que a faixa estava nos planos desde antes de iniciarem as pinturas, pois queriam evitar que a decoração fosse confundida com alguma manifestação política. “Antes, as pessoas passavam xingando, buzinando ou manifestando apoio. Mas não é nenhum movimento político, é algo específico para a Copa do Mundo”, explicou.
Júlio conta que seu pai e avô iniciaram o projeto, que hoje em dia é muito importante para quem mora na Francisco Bicalho e nos arredores: “A gente gosta muito de futebol, mas também se aproxima mais dos vizinhos e reforça esse laço. Conhecemos pessoas que, se não fosse por isso, não teríamos a oportunidade”. Para ele, também é importante passar uma lição de união e trabalho em equipe para as próximas gerações.
Por Estado de Minas
Foto: Reprodução/Instagram