Altos Papos

Moraes nega pedido de presidente do PL para visitar Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar. A decisão, tomada na quarta-feira (22), se baseou na proibição de contato entre réus e investigados no caso que apura a tentativa de golpe de Estado.

Moraes destacou que, desde 4 de agosto deste ano, está em vigor a determinação que impede Bolsonaro de se comunicar com embaixadores, autoridades estrangeiras e demais envolvidos nas ações e inquéritos ligados aos atos antidemocráticos.

Na véspera, o Supremo havia decidido, por quatro votos a um, reabrir a investigação sobre a trama golpista. A proposta apresentada por Moraes, relator do processo, retoma as apurações do chamado “Núcleo 4”, grupo acusado de espalhar desinformação sobre as urnas eletrônicas.

Entre os condenados está Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal, contratado pelo PL para sustentar a contestação do resultado das eleições de 2022. A retomada das investigações inclui possíveis crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Metro1